O desporto: lições de vida e de gestão

“Três vantagens chave na educação desportiva:
– Ser uma contribuição decisiva para a saúde e o bem-estar físico e intelectual;
– Ser uma preparação para adquirir uma atitude competitiva adequada e sã para todos os desafios que a vida nos proporciona;
– Aprender a trabalhar em equipa e para a equipa através das relações interpessoais que promove em momentos de vitória ou de derrota.”

“Quanto à questão da competição, o desporto é uma óptima e salutar escola para lidar com a competição desde muito cedo e com fair-play: obriga a cuidada planificação prévia e preparação, a aprender a actuar dentro das regras, exige foco e concentração (embora com descontracção), e para se obterem bons resultados, obriga a ser-se perfeccionista e a ter uma forte disciplina mental.”

“A atitude certa quando se está perto da vitória é dar 120% para terminar o desafio, e não repousar um pouco contando que “está no papo” e é só uma questão de tempo. Ou, quando se está a perder e não se vislumbra como inverter a situação, cerrar os dentes e dar tudo por tudo, surpreendendo o adversário e dando o exemplo e ânimo ao resto da equipa. Mais do que o talento e o esforço, que também são importantes, acredito que esta atitude é o que faz a diferença a médio/longo prazo, é aquilo que diferencia as equipas talentosas e/ou esforçadas das equipas de campeões, dos que se superam constantemente e quando chegam aos momentos decisivos, não falham.”

Extractos de artigo de António Horta Osório, publicado na revista “Exame” de Março 2010.

António Horta Osório é CEO do Santander, no Reino Unido, Administrador não executivo do Banco de Inglaterra, Director-geral do grupo Santander e Presidente do Conselho de Administração do Santander Totta. Conforme refere a revista “Exame”, António Horta Osório está para os Gestores o que Belmiro de Azevedo está para os Empresários.

Uma resposta a O desporto: lições de vida e de gestão

  1. Rute Teixeira diz:

    São lições de vida que se adequam perfeitamente à natação!🙂
    Para alcançar qualquer meta é preciso esforço por isso vamos lá dar o nosso melhor em tudo! principalmente dentro de água😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: