28º Meeting do Porto é já este fim-de-semana!

É já neste fim-de-semana que terá lugar, na Piscina Municipal de Campanhã, o 28º Meeting Internacional do Porto, que vai contar com a presença de cerca de 365 nadadores em representação de 50 equipas oriundas de Espanha, Itália, França, Israel, Roménia, República Checa, Suécia e Portugal. A competição é organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e Câmara Municipal do Porto. O nosso Clube irá também marcar presença neste Meeting, com as participações dos atletas João Barroso, Rute Teixeira e Tiago Coelho.

Nesta prova, do calendário da Liga Europeia de Natação (LEN) e da Federação Internacional de Natação (FINA), podem ser obtidos mínimos de acesso para os Campeonatos da Europa de Budapeste em Absolutos (9 a 15 de Agosto de 2010), Europeus de Helsínquia em Juniores (14 a 18 de Julho de 2010) e ainda para os Campeonatos do Mundo de Xangai (16 a 31 de Julho de 2011).

Entre os portugueses, destaque para a presença dos olímpicos Sara Oliveira (FC Porto/Império Bonança), detentora de vários recordes nacionais e já com «passaporte» para os Europeus de Budapeste, Adriano Niz (SL Benfica) e Fernando Costa (Individual da ANNP) que estuda e treina nos Estados Unidos da América. Do lote de estrangeiros, realce para os italianos da Lombardia, candidatos à vitória colectiva. Alberto Catalano e Michela Guzzetti foram os melhores nadadores da edição do ano passado e de regresso estão ainda Marco Malinverno, Stefano Jacobone e Davide Cova que constam no quadro de recordes do Meeting. Stina Gardell, de 20 anos, é uma das referências da natação da Suécia, país que esteve representado no Meeting do Porto em 2006 com a «estrela» Therese Alshammar. Com presenças em Mundiais e Europeus, a jovem nadadora lidera o ranking do seu país nos 200m e 400m estilos. Os suecos contam ainda com Mattias Carlsson, de 20 anos, terceiro do ranking nos 200m costas, e por Konstantin Sundin, de 23 anos, quarto do ranking na mesma distância. Destaque ainda para a checa Petra Chocova, líder do ranking do seu país nos 50 e 100m bruços.

Na Conferência de Imprensa de apresentação do evento, Vladimiro Feliz, vereador da Câmara Municipal do Porto, considerou que este “é um Meeting com história, que traz à cidade atletas internacionais”, e por isso tem “uma componente desportiva e turística”. Por sua vez, Aníbal Cabral Pires, presidente da ANNP, recordou que esta “é a segunda prova mais antiga da Europa” e que, com “alguns dos melhores nadadores nacionais e olímpicos, garante maior responsabilidade”. José Costa, director da competição, referiu que se trata de “um meeting concorrido com a presença de 365 nadadores, entre os quais os da Lombardia de Itália, candidatos à vitória”, esperando que a prova seja “a grande festa da natação”.

A Lombardia, com 35 atletas inscritos, é a equipa mais representativa em competição, a que se segue o FC Porto/Dolce Vita, com 27, e o Sporting de Braga, com 25.

Além dos resultados na hora, a ANNP disponibiliza a transmissão vídeo em directo da competição no site oficial do evento, que pode ser acedido aqui. As provas começam a 5 de Junho às 9h30 (eliminatórias) e 16h30 (finais), enquanto a 6 de Junho se iniciam às 9h30 (eliminatórias) e 16h00 (finais). O Instituto Português da Juventude disponibiliza voluntários para apoio organizativo à competição.

Texto adaptado de www.annp.pt.

Uma resposta a 28º Meeting do Porto é já este fim-de-semana!

  1. Está na hora. Boa sorte aos três!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: