A prática desportiva tem sido referida como um factor benéfico para o desenvolvimento intregral dos jovens, mas por vezes surgem questões relacionadas com o desporto organizado que levam alguns pais e educadores a serem renitentes à integração dos seus filhos e educandos no mesmo.
Como tal, não podemos deixar de partilhar uma breve passagem de um dos mais recentes livros de Daniel Sampaio, “Da Família, da Escola e Umas Quantas Coisas Mais”:
“O desporto organizado para as crianças e jovens tem muitas vantagens: treina a força de vontade, o espírito de sacrifício, de cooperação e o trabalho em grupo. Desenvolve numa criança agressiva a capacidade de resolver os conflitos de outro modo, respeitando as regras e os pontos de vista do outro. Numa criança tímida, fomenta a expressão corporal em vez do penoso esforço para falar. Numa criança isolada, proporciona convívio e a possibilidade de conquista de amigos. Num jovem dependente da internet, tira-o do computador e mostra como há vida para além do teclado.
Alguns pais ficam impressionados com a competitividade evidenciada em algumas actividades de desporto organizado, esquecendo-se de que, por vezes, são eles mesmos a estimular uma atitude bélica nos seus filhos. Todos têm de estar atentos e não permitir excessos, mas convém lembrar que o desporto sem competição se transforma numa actividade apenas lúdica que depressa morrerá.”
Juntem-se às nossas equipas de Natação e venham comprovar todas estas vantagens num ambiente de salutar companheirismo e espírito de equipa.
Por experiência própria concordo com tudo o que foi dito nesse excerto e aconselho todas as crianças a experimentar a nossa equipa de Natação! 🙂
também acho
concordo com tudo o que foi referifo neste texto:p
Olá Ana João. Obrigado pelo teu comentário. Quando voltas aos treinos?