Mais de 400 nadadores no 30º Meeting Internacional do Porto

O 30º Meeting Internacional do Porto, que se realiza no próximo fim-de-semana na Piscina Municipal de Campanhã, vai contar com a participação de 423 atletas (250 masculinos e 173 femininos) em representação de 54 equipas, 14 delas estrangeiras, em que se destacam o francês Hugues Duboscq, recordista europeu nos 100 metros bruços, e os recentes campeões europeus, a espanhola Mercedes Peris Minguet nos 50 costas e a checa Petra Chocova nos 50 bruços. O GCST estará presente com 5 nadadores – João Barroso, Miguel Pinto, Pedro Silva, Rute Teixeira e Tiago Coelho.

Tiago Venâncio (Naval Setubalense/Hamilton Aquatics), Duarte Mourão (Amadora), Alexis Santos (Sporting), Ana Rodrigues (Associação Estamos Juntos), Luís Vaz (Famalicão) e Mário Pereira (CNAc), que participaram na última semana no Campeonato da Europa de Debrecen (Hungria), vão tentar garantir os mínimos para os Jogos Olímpicos, naquela que é uma das últimas oportunidades de obtenção de marcas de acesso para Londres. Sem Sara Oliveira (FC Porto) – cancelou, na terça-feira, a sua inscrição –, Diogo Carvalho (Galitos) apresenta-se como o único nadador português no Meeting do Porto com mínimos para Londres (mínimo A nos 200 metros estilos e mínimo B nos 400 metros estilos). Angélica André (Leixões), que bateu recentemente o mais antigo recorde da natação portuguesa (1500 livres), é outra das presenças nacionais confirmadas, bem como Inês Fernandes (Sporting), Joana Silva (Lousada Século XXI), Paula Oliveira (FC Porto), Diana Durães (Foca) e Tomás Silva (FC Porto), com mínimos para os Europeus juniores de Antuérpia (Bélgica), que se realizam de 4 a 8 de julho.

Entre os estrangeiros, o principal destaque é o francês Hugues Duboscq, recordista europeu nos 100 metros bruços, com 58.64, obtido nos Mundiais de Roma em 2009, e detentor do recorde dos campeonatos nos 4×100 estilos na mesma prova. O nadador de 30 anos, que integra a seleção de Grand Ouest, da região da Normandia, foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, nos 100 bruços, e subiu ainda ao último lugar do pódio nos Jogos de Pequim, nos 100 e 200 bruços, tendo sido o primeiro francês a percorrer os 100 metros bruços abaixo de um minuto, em março de 2008 em Eindhoven. Também de França vêm as equipas do Comite Ile de France de Natation, Dunkerque Natation, Stade Francais Olympique Courbevoi, Montrouge e Institut National du Sport. A Espanha far-se-á representar com o Club Natación Coruña e Club Natación Santa Olaya, onde nada a espanhola Mercedes Peris Minguet, já com mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres e campeã europeia em Debrecen nos 50 metros costas. A Lombardia Rane Rosse é o representante italiano na prova portuense e um dos principais candidatos a vencer coletivamente. As seleções da Argélia e da Suécia marcam também presença, bem como os britânicos do Ealing Swimming Club. A checa Petra Chocova, do Vodni Sporty, já com mínimos A para Londres e campeã da Europa em Debrecen nos 50 metros bruços, e a sérvia Tijana Vukanovic, do Club Vojvodina Novi sad Srbija, recordista dos 100 e 200 mariposa e líder do ranking do seu país nos 200 e 400 livres, são outras figuras estrangeiras que vão estar na cidade Invicta.

Integrado na programação do 30º Meeting Internacional do Porto, o documentário «S9 – David Grachat» será exibido no Auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto no dia 01 de junho, com a presença do nadador paralímpico. A entrada é livre. A curta-metragem, realizada por Felippe Gonçalves, foi distinguida este ano como Melhor Filme de Desporto no Erasmus Film Fest e conquistou o segundo prémio de documentário no Odemira Film Festival em 2011.

O 30º Meeting Internacional do Porto, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, é uma prova aprovada pela Federação Internacional de Natação para obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres. As eliminatórias no sábado e domingo têm início às 09h00 e as finais às 16h00. Os resultados em direto podem ser acompanhados aqui.

(texto adaptado do site da ANNP)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: