5ª edição do evento “12 horas a nadar” reverteu a favor da ACOD

No passado Sábado teve lugar na Piscina do GCST a 5ª edição do evento “12 horas a nadar”, cujos objetivos são a contribuição para uma Associação ou Cooperativa de Solidariedade Social do Concelho, pois todas as receitas deste evento revertem para tal finalidade, e a promoção da Escola de Natação do Clube e das suas atividades.

Este ano as receitas reverteram a favor da Associação Criar Oportunidades à Deficiência (ACOD). Mais do que agradecer a todos os que contribuíram através da adesão a esta iniciativa, importa que seja dada a conhecer esta Associação e as temáticas que aborda. Deixamos por isso abaixo um breve texto da Dra. Margarida Araújo, Presidente da ACOD.

“…Faz-se caminho ao andar.”
No seguimento de contactos prévios e informais, foi crescendo a ideia de constituir uma organização, onde as famílias com cidadãos portadores de deficiências, pudessem expor os seus pontos de vista sobre a problemática, e acreditando no esforço de encontrar soluções coletivas, apesar de tudo menor que o caminho individual e isolado de cada família ou cidadão.
Assim, em 2005 é criada a Associação Criar Oportunidades à Deficiência – ACOD.
Após um primeiro ano de entusiasmo, em que foi possível associar à volta de 300 sócios, cidadãos livres que desta forma se manifestaram em prol deste projeto, começaram a surgir os sinais de fraqueza, sobretudo pela falta de concretização das metas que nos proponhamos atingir. As dificuldades começaram desde logo com o burocrático processo da inscrição na segurança social, como Instituição Particular de Solidariedade Social. O espaço físico, para a Sede e uma área para atendimento ao cidadão, foi também um caminho sinuoso, dado não haver disponível em St. Tirso espaços livres e gratuitos para apoiar novos movimentos de voluntariado. Após três anos de aluguer de uma sala, num centro comercial, a situação económica da ACOD não conseguiu suportar os custos e encerrou o espaço. Atualmente a Direção reúne numa sala na Sede da Junta de Freguesia de St. Tirso, cedida a várias organizações.
Entretanto nestes sete anos de vida apraz-nos ter realizado algumas iniciativas que consideramos gotas de água no que muito há para fazer em prol de cidadãos com deficiência que a maior parte das vezes são esquecidos, tanto mais no momento atual de grandes dificuldades que assolam os nossos concidadãos e o nosso país. Desde a hidroterapia a consultas de psicologia, passando por piqueniques entre famílias, campos de férias e passeios, fomos realizando estas ações com a ajuda de voluntariado e uma pequena contribuição dos beneficiados.
Como dizíamos, muito há a fazer, temos ideias, mas precisamos de ajuda de meios e de mais voluntariado.
Iniciativas como esta, do Ginásio Clube de Santo Tirso, dão-nos alento para continuar!
Precisamos juntar mais pessoas, com disponibilidade, com vontade de se associarem à ACOD, contribuindo com o seu saber e experiência, mas sobretudo com muita sensibilidade.

Em Galeria poderão encontrar várias fotografias deste dia de atividades.

Mais uma vez os nossos agradecimentos a quem nos ajudou a ajudar a ACOD, muito especialmente também a quem colaborou de forma completamente despretensiosa na organização deste evento, nomeadamente os nossos nadadores das equipas de competição. Esperamos com estas iniciativas dar o exemplo e mostrar o nosso elevado comprometimento com a comunidade local.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: